Imagem capa - SIM, EU ACEITO!  Os primeiros passos depois do sim por Schmitt Fotografia
Dicas para Casamento

SIM, EU ACEITO! Os primeiros passos depois do sim

Sim, você está noiva!!! Esse momento gera um turbilhão de sentimentos, mas a pergunta que não quer calar é: Por onde começar? Planejar um casamento envolve tomar muitas decisões e ao mesmo tempo em que é uma etapa gostosa, acaba não sendo muito fácil, mas aqui vão algumas sugestões de passos que você pode seguir para deixar esse momento mais tranquilo.


  • Lista de Convidados

O primeiro passo (é um dos mais tensos): lista de convidados! É ela que vai estar na sua cabeça durante todos os momentos do planejamento. Essa lista não será a oficial, ela servirá apenas como base e o ideal é que seja das mais realistas, incluindo todas aquelas pessoas que o casal já pensou em convidar, sem exceções. Claro que devido a diferentes circunstâncias, essa lista pode acabar sofrendo alterações até chegar à versão oficial, então não se preocupe se houver a necessidade de cortar ou adicionar pessoas ao longo do processo, nesse momento a lista serve apenas pra nos dar uma ideia da dimensão do evento. Assim, poderão melhor adaptá-la para que caiba dentro do orçamento disponível.


  • Analisando o Orçamento

Aí, depois de passar pela lista de convidados (ufaaaa!) vocês vão fazer as contas de quanto cada um (ou cada família) irá disponibilizar. Conversar sobre o quanto pretendem gastar é muito importante, principalmente se os pais estão dispostos a ajudar. Sentem com eles e façam a conta (por cima) de quanto querem disponibilizar. É uma tarefa difícil, mas sem esses aspectos definidos a busca para o dia mais perfeito de sua vida fica beeem complicada!


  • Perfil do Evento

Depois dessas duas tarefas árduas chega a pior: a junção das duas para definir o perfil do evento. Vocês já fizeram a lista de convidados e estipularam o quanto querem gastar. E se não bater? Conversem muito! Antes de tomar decisões sobre o perfil a ser seguido peça alguns orçamentos como de buffet ou espaço, ou talvez contratar alguém para assessorá-los nesta etapa. É difícil, eu sei, mas esses três passos são a base da organização de um casamento! Uma vez feito, o resto é facinho!


  • Definição da Data

Escolher a data para o casamento não é tão simples. Você deve levar em consideração os convidados nessa escolha. Da onde eles são? Terão que se deslocar? E se você pretende economizar, a escolha da data pode ser muito útil. Meses como Março, Abril, Setembro, Outubro e Novembro são os meses mais concorridos para casamento (embora Maio ainda seja considerado o mês das noivas, é o mês onde tudo é mais caro, principalmente as flores). Escolha meses como Julho, Agosto, começo de Dezembro (final de Dezembro e início de Janeiro N-U-N-C-A! Devido aos feriados muitas pessoas viajam), final de Janeiro (quando todos já estão retornando à rotina), e Fevereiro (mas verifique no calendário quando será o feriado de Carnaval). Após estudarem bem os prós e os contras de cada mês, a data será definida. Agora é só conciliar essa data com os fornecedores escolhidos.


  • Organizando as Inspirações

Com certeza o seu perfil no Pinterest já está ficando cheio de inspirações (ahh melhor parte da organização de um casamento!!), talvez você já tenha várias pastinhas com ideias de cores para a decoração, vestidos de noiva, penteados, enfim... Tudo o que você poderia pesquisar sobre casamento. Agora é a hora de escolher em definitivo o estilo de casamento que você deseja, para seguir para o próximo passo.





  • Definição da Cerimônia e Recepção

Com o estilo do casamento já definido, fica fácil saber se a cerimônia e a recepção serão em espaços diferentes ou no mesmo. A escolha do espaço influencia no casamento como um todo, quando estamos planejando um casamento nos encantamos e nos apaixonamos fácil por qualquer coisa, mesmo ela sendo fora do nosso alcance. Ter o pé no chão, principalmente nesses primeiros passos, é a chave para um casamento tranquilo e sem futuras preocupações.

A escolha do espaço vai traduzir como será seu casamento: luxuoso, clássico, simples, rústico, diy, romântico, campestre, mini-wedding... Então verifique se o local irá transmitir com veracidade o estilo escolhido para o seu casamento. De nada adianta pagar caro por um espaço se ele não combina com a ideia de casamento que você escolheu.




  • Definição do Buffet

A escolha do buffet segue a mesma linha do espaço: perfil do evento. Se seu casamento vai ser super mega top, com convidados que comem caviar diariamente, você tem que servir caviar. Mas se seus convidados não comem caviar diariamente (ou nunca comeram) porque você vai contratar um buffet que sirva esse tipo de comida? Contrate um buffet bom que atenda suas necessidades. Existem buffets ótimos e bons para todo o tipo de bolso, gosto e perfil! Só procurar e degustar!!!

Todos os passos acima, você noiva, consegue com a ajuda do seu noivo (e famílias), fazer sem mistério nenhum. Pode ser um pouco complicado e às vezes até estressante, mas seguindo a ordem certa, vai ser prazeroso e até dará saudade após o casamento. Após esses primeiros passos, a próxima fase da organização do casamento começa a ficar um pouco mais detalhada e corrida, e é por isso que o serviço de uma Assessoria e Cerimonial de casamentos é tão importante. É a Cerimonialista que ajuda a noiva a encontrar orçamentos que caibam no seu bolso, que a ajuda com os preparativos e com o checklist do casamento, fazendo com que cada etapa comece e termine no tempo certo e tudo seja bem organizado.

Nós da Always & Forever Assessoria e Cerimonial de Casamentos estamos à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar nosso modo de trabalhar, somos uma equipe que ama o que faz!

A tarefa de sonhar é toda sua... A de realizar é toda nossa!



Escrito por: Always and Forever Cerimonial




Todos os direitos reservados