Imagem capa - Existe uma maneira correta para levar o buquê? Vejam todas as dicas!  por Schmitt Fotografia
Dicas para Casamento

Existe uma maneira correta para levar o buquê? Vejam todas as dicas!


Por Paloma Paulillo do casamentos.com


"Um dos acessórios imprescindíveis do look de noiva é o buquê, e todas as mulheres o escolhem com muito critério. Mas, como carregá-lo? Sabemos que você, provavelmente, não havia pensado nisso. Veja se existe uma maneira correta e alguns cuidados."


O buquê de flores é um dos elementos indispensáveis que acompanha o vestido de noiva e toda mulher faz questão de levar um que seja deslumbrante. Se já escolheu o seu modelo e tem decidido desde o seu penteado para casamento até o sapato que irá usar no dia, já parou para pensar em questões práticas que, apesar de importantes, parecem pormenores? Um exemplo é como deve segurar o buquê ao dar seus passos em direção ao altar?

Muitos cerimonialistas afirmam que não há regras de etiqueta quanto a isso, o importante é que fique firme e permita que a noiva caminhe com naturalidade. Mas existem dicas que irão te ajudar a evitar que esse lindo complemento se torne um problema.



Cuidado com o vestido

A primeira regra, antes mesmo de se preocupar com que mão segurar o ramo, é lembrar-se de que ele irá complementar o seu look de noiva, e que não deve comprometer a beleza do seu modelo de vestido de noiva. Por isso tenha o máximo de cuidado com o caule das flores naturais e evite que ele encoste no tecido do vestido. As flores recém cortadas podem possuir seiva que ao escorrer corre o risco de manchar seu lindo vestido.

Peça para o encarregado pelas flores para o casamento que tenha o cuidado de preparar o seu buquê com uma proteção no caule para evitar esse contratempo. Além disso, também tome cuidado com as flores, algumas podem soltar pigmentação que pode também manchar o tecido. Converse com o florista e esteja familiarizado com a espécie escolhida para o seu acessório. E não deixe de repassar todas essas informações para aquela que ficará responsável por segurar o seu buquê durante a cerimônia para que também não comprometa o modelo de vestido de festa dela.




Segundo o formato do buquê

E agora que já sabe dos cuidados que deve ter para não prejudicar o seu look, é a hora de considerar o estilo do seu ramo para saber qual a melhor maneira de carregá-lo, fiquem atentas às dicas:


    • - Os buquês cascatas costumam ser maiores e por isso devem ser levados com as duas mãos, deixando a parte mais comprida escorregando por um dos braços.

      • - Os buquês de caules longos podem ser levados deitados.

        • - Os buquês "vara" devem ser levado apenas com uma mão, a direita. As flores deverão estar apoiadas no antebraço e o caule sobre sua mão semiaberta voltada para cima, essa posição deverá ser mantida mesmo sentada.

        • - Os buquês esféricos, ou menores, como os buquês de flores do campo podem ser levados com as duas mãos na parte frontal do visual, pode posicioná-lo na frente, no centro do corpo, na altura do quadril e virado para frente.


Segure o buquê mantendo o indicador e polegar o mais alto possível para conseguir sustentar o peso das flores. Os outros dedos deverão permanecer fechados em volta do buquê sem estrangulá-lo. Nunca segure no meio da haste, no final da haste ou com as duas mãos.



Encontre o encaixe perfeito

Outro ponto que não pode deixar de levar em consideração são os detalhes do seu look que devem estar em evidência. Se escolheu um cinto com uma bela fivela que combina perfeitamente com aquele acessório que acompanha o modelo do penteado para casamento, é claro que quer deixá-lo em destaque e, por isso, o buquê não pode estar na frente. Vista-se com todos os complementos e carregue o buquê alguns dias antes para ver qual o melhor posicionamento no seu caso, para que não atrapalhe na exposição de nenhum detalhe especial. E no dia C, tenha alguns pontos da cerimônia em mente:

  • - Procure manter os braços um pouco afastados do corpo para não aparentarem ser mais largos do que são.

  • - Pode posicioná-lo na frente, no centro do corpo, na altura do quadril e virado para frente. Se preferir poderá segurá-lo um pouco de lado para não esconder algum detalhe do vestido.

  • - Como a noiva entra pelo lado direito do pai, ela deverá segurar o buquê com a mão direita.

  • - Quando chegar ao altar troque o buquê de mão para que o braço direito fique livre para poder subir ao altar com o noivo.

  • - Subindo ao altar entregue o buquê a uma madrinha, e enquanto assina o registro do casamento ele pode ser deixado sobre o altar.



Pronta para calçar o sapato de noiva, colocar o seu vestido e sair com o buquê escolhido para sua entrada triunfal quando a música para casamento começar tocar? Se está pensando em como levar esse importante acessório é porque tem a consciência de que o grande dia está muito perto, então prepare-se para aproveitá-lo da melhor forma e sempre com leveza. O importante é caminhar com segurança, então, quem sabe, alguns treinos diante do espelho podem te deixar mais confiante!


Clica aqui para ver a matéria original


Se cadastre no site casamentos.com

Um dos maiores site de casamento do Brasil!